terça-feira, 7 de outubro de 2008

Os Romanos - Max Gallo



Recentemente terminei de ler o primeiro volume da série "Os Romanos" escrito por Max Gallo
Max Gallo, francês doutorado em Letras e professor de História, foi igualmente jornalista e político, sendo inclusivamente comissário e deputado europeu, já escreveu mais de 90 livros sendo famoso pelas suas biografias de personagens históricas, vem com esta série de cinco livros focar-se na história do Império Romano.
Pegando em personagens chaves de cada época do Império e através das suas histórias, mostra-nos a sua evolução, a sua vida social, a sua política e as suas guerras.
Com um rigor histórico impressionante, mas sem deixar que isso atrapalhe a acção ficcionada, Max Gallo presenteia-nos com um narrativa cheia de acção e descrição, principalmente nas partes relacionadas com batalhas, guerras e nas lutas corpo a corpo.
As descrições por vezes são tão empolgantes que parece que estamos a assistir a essas mesma lutas.
Naturalmente com este realismo há certas partes mais "pesadas" e violentas que nos põem a pensar como os homens se tratam uns aos outros e sobre a falta de humanidade dos mesmos.
O primeiro livro, que é sobre Espártaco, o escravo que liderou uma grande revolta na época a República, põe-nos a pensar sobre o sentido de liberdade e naquilo que somos.
Os volumes da série são:
Espártaco - A Revolta dos Escravos
Nero - O Reinado do Anti-Cristo
Tito - O Martírio dos Judeus
Marco Aurélio - O Martírio dos Cristãos
Constantino, O Grande - O Império de Cristo
Os livros são editados pela ASA
Recomendo a sua leitura e de certeza que os apreciadores de Romance Histórico irão concordar comigo em relação à sua qualidade.

3 comentários:

Cartão Azul disse...

E eu a pensar que tu só lias ICA's, ACP's, IONAV's, etc...!!!

Parabéns pelo espaço, acho que está ZBZ5 para os amantes da leitura.

PS. Na lista de links do Cartão Azul, nos Blogs que eu visito está lá um link para o Finisterra (Blog sobre navios e coisas relacionadas)

Um abraço e atenção ás "burras" nos modens, teclados, e afins

Francisco Gavancho

J. Maldonado disse...

Gosto muito de romances históricos, nomeadamente os que se desenrolam na Antiguidade.
Já ouvi falar deste autor, sobretudo por causa da adaptação de algumas obras suas a cinema. Cinema francês, entenda-se...
Já está na minha lista... ;)

Gabriela Lima disse...

Constantino, O Grande - O Império de Cristo, chegou a ser publicado em Português? Este foi o único da série que nunca encontrei.