quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Rebeldes - Sándor Márai



Sándor Márai, escritor Húngaro, contemporâneo de Musil, e que tal como ele infelizmente pouco conhecido, escreveu vários livros muito bons, sendo este "Rebeldes" um deles.
Este livro, "Rebeldes" trata da história de um grupo de jovens adolescentes numa pequena cidade Húngara, no periodo final da I Guerra Mundial.
Este grupo de jovens, com os pais fora a combater, sente-se livre e independente e formam um "Bando" onde libertam toda a sua fúria e liberdade com jogos, mentiras, intrigas e roubos.
Conhecem igualmente um actor de uma companhia de teatro local que vai ser uma peça fundamental para o desenrolar da acção.
Tal como Musil no seu livro "As Perturbações do Pupilo Torless", Márai com esta história aborda vários temas complexos que eram comuns à juventude dessa época (e da nossa igualmente), como as grandes amizades, o despertar da sexualidade e do erotismo, a liberdade, o amor, a intriga, a traição e tudo o mais que nos perturba na passagem da adolescência à idade adulta.
O livro aborda também a época, retratando a sociedade e costumes de uma forma muito intensa e emocional.
O livro tem cerca de 240 páginas, com algumas partes menos fáceis de se ler, mas no geral é agradável e envolvente.
Como já devem de se ter apercebido achei-o, talvez devido à temática, muito parecido ao livro de Musil que referi no post, mas isso também se deve a serem contemporâneos e oriundos da mesma zona da Europa e estarem por isso integrados em sociedades muito iguais.
Gostei de o ler e recomendo

2 comentários:

Isabel disse...

Deste autor li A Herança de Eszter e gostei muito. Comprei o livro sem saber nada sobre o autor ou sobre o livro, apenas porque achei engraçado o tradutor do livro ter sido meu professor. Mas foi uma boa surpresa. Gostei bastante. Este Rebeldes parece-me uma boa sugestão.

Hugo Pinto disse...

Olá Pipas.
Deste autor recomendo fortemente "As velas ardem até ao fim", é um livro soberbo, na minha opinião superior a este "Rebeldes" que também já li e não gostei tanto.
Sugiro-lhe também que passe pelo meu blog que criei recentemente e onde, tal como você, pretendo partilhar o meu gosto pela leitura e onde pode sugerir leituras.
www.capitulonosso.blogspot.com
Fico à sua espera e das suas sugestões.
Cumprimentos