sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Capitão Alatriste

Boas amigos(as), hoje venho falar-vos de uma série de livros que recentemente li.
A série, por enquanto apenas três, publicados em Portugal pela ASA, chama-se "As Aventuras do Capitão Alatriste"
Estes livros, escritos pelo consagrado escritor Espanhol, Arturo Pérez-Reverte, autor do famoso Clube Dumas e outros que já comentei no Pipasblog, retratam as aventuras de um "espadachim" na Espanha do séc. XVII, durante o reinado de Filipe IV.
Diego Alatriste, personagem central dos livros, é um ex-soldado que combateu nas guerras das Flandres e Itália, sendo em tempo de paz, na Madrid decadente e perigosa, uma "espada a soldo", que vende os seus serviços de soldado a quem necessita.
As aventuras e desventuras de Alatriste, são narradas por Inigo Balboa, um jovem cujo pai foi companheiro de armas na Flandres e que lá morreu em combate, pedindo a Alatriste que cuida-se dele.
Inigo, narra as aventuras de Alatriste, na 1ª pessoa porque participa nelas e tem mesmo participação principal em algumas delas, para além de Inigo, também fazem parte das aventuras, nomes famosos da Espanha dessa altura, como o poeta Quevedo e o pintor Velazquez.
Nos dois primeiros livros, Alatriste envolve-se em conspirações e intrigas nacionais e até mesmo internacionais, ganhando com isso inimigos muito poderosos na corte, mas também alguns amigos.
No terceiro livro Alatriste e Inigo, voltam às guerras da Flandres, entretanto recomeçadas e aí lutam por Espanha, sofrendo todas as vicissitudes que os soldados sofrem nas guerras.
Reverte, com esta série de livros, retrata de uma forma interessante e aventureira, mas sem nunca faltar ao rigor histórico, um periodo, chamado de "século de oiro" na história de Espanha, que nessa altura controlava meio mundo, Portugal incluido, sendo a época do reinado dos Filipes de Espanha no nosso país.
Estes livros trazem também um género literário que tem o seu expoente máximo nos "Três Mosqueteiros" de Dumas, que são as aventuras de capa e espada, que ultimamente têm sido esquecidas.
Eu adorei ler estes livros, repletos de acção, bem estruturados e fáceis de ler, uma leitura fácil e agradável, que inclusivamente já deram origem a filme, com Viggo Mortensen no papel de Alatriste.
Acho que estes livros são uma óptima leitura para todos, mas especialmente para adolescentes, são bons livros para despertar o interesse da leitura.
Os livros publicados em Portugal são:
- O Capitão Alatriste -ASA
- Limpeza de Sangue - ASA
- O Sol de Breda - ASA
Aguardo com impaciencia a publicação dos restantes.
Fiquem bem
Pipas

2 comentários:

J. Maldonado disse...

Gosto muio desse autor espanhol, pois as suas obras são cativantes; a sua criatividade não tem limites.
A tua descrição aguçou-me a curiosidade, por isso, logo que possa, hei-de comprar as referidas obras e lê-las.
Estou a gostar do andamento do teu blog... ;)

- disse...

Adoro o Reverte. Sobre o Alatriste só tenho mesmo conhecimento do filme que foi baseado na obra do APR. Acredito q um dia tenha lido a obra toda dele...até lá...fico me pela tua crítica :D

Ah e o Viggo faz esse papel esplendorosamente bem... apesar de às vezes tropeçar no sotaque :D mas pronto...o esforço é louvável...