domingo, 20 de setembro de 2015

"Stoner" - John Williams


Como é possível escrever um livro sobre uma pessoa sem ambições, conformada com a vida, que aceita as adversidades praticamente com um "encolher de ombros" e esse mesmo livro conseguir ser de uma beleza indescritível e fazer com que nos apeguemos tanto a essa mesma personagem ao ponto de quase querermos entrar no livro para fazermos alguma coisa contra essa sua apatia...
Pois foi esta sensação que tive ao ler este livro de John Williams.
Em 1910 William Stoner o personagem principal, filho único de um casal de agricultores pobres, por vontade dos pais entra na universidade, para o curso de agricultura, alojando-se em casa de uns primos e trabalhando para eles fora das horas das aulas como forma de pagamento desse mesmo alojamento, vai aos poucos e poucos inserindo-se na universidade e no estudo, não sendo um aluno brilhante vai se "safando" até que um dia no segundo ano tem uma cadeira nova no semestre, Literatura Inglesa dada pelo professor Sloane.
Stoner apaixona-se pela disciplina e troca de curso, faz a licenciatura e é convidado a ficar na universidade para continuar o mestrado. Entretanto rebenta a I Guerra Mundial mas Stoner não se alista e fica a terminar o mestrado.
Após a guerra terminar, Stoner é convidado a ficar na universidade a dar aulas e aí fica até se reformar e morrer.
Mas a vida de Stoner vai ser uma vida apática, conhece e casa com Edith, mas este casamento vai ser sempre um casamento falhado, Edith é uma pessoa fria que casa sem amor com Stoner, têm uma filha que também será usada por Edith para dificultar o seu casamento, também na universidade Stoner tem um grave conflito com um colega que o irá perseguir durante toda a sua carreira, inclusive na única altura da sua vida em que ele é feliz devido a um relacionamento amoroso intenso com Katherine, uma professora assistente mais nova que ele que estava a também a fazer um mestrado na universidade.
Apesar de todas estas vicissitudes Stoner sempre aceitou o seu destino, nunca lutou, a sua única preocupação é a universidade, o estudo e ser um bom professor, nunca quis cargos mais altos e prescindiu do amor e da felicidade em prole disso.
Apesar de aparentemente este livro não ter os ingredientes necessários para não ser um grande livro, é justamente isso mesmo que ele é, um grande livro...
Uma história e uma personagem com uma beleza interior enormes, uma paz de espírito sem precedentes, e por debaixo de uma fraqueza e uma apatia perante as adversidades da vida, encontra-se uma força interior grandiosa e irradiante de uma pessoa que tudo fez para que o seu grande amor e objetivo de vida se concretizassem nos moldes mais corretos e puros.
John Williams ele mesmo uma espécie de Stoner, foi também professor universitário, apenas escreveu quatro livros em vida, nunca alcançou grande sucesso e só anos mais tarde após a sua morte é que este seu livro foi redescoberto e então reconhecido como um excelente livro e ele um excelente escritor.
Pela sua sensibilidade este livro tocou-me e gostei bastante.

Sem comentários: