quinta-feira, 17 de setembro de 2015

"O Almirante Português" - Jorge Moreira Silva


Este é o primeiro livro de ficção de Jorge Moreira Silva.
Jorge Moreira Silva, é oficial superior da Marinha Portuguesa, (quem me conhece sabe que tenho uma grande ligação com este ramo das Forças Armadas), com cerca de vinte e sete anos de carreira, que já prestou serviços em diversos navios e participou em várias missões importantes, como a da Guiné-Bissau em 1998 ou em Timor em 2000, para além de oficial da Armada é igualmente "Mestre" em História Marítima com diversos livros e artigos científicos publicados.
Ao saber disto tudo, naturalmente que este livro me despertou uma grande curiosidade.
O livro pode ser dividido em duas partes, uma maior onde se passa a maior parte da acção do mesmo e outra mais pequena onde após vários anos depois se mostra o destino das diversas personagens.
A acção inicia-se trinta anos depois dos acontecimentos principais onde uma das personagens está preste a ser enforcado e começa a recordar o passado, aí somos transportados para o fim do século XVIII (1798) período do inicial das guerras Napoleónicas, onde Portugal envia uma esquadra de navios de guerra para o Mediterrâneo comandados por D. Domingos Xavier de Lima, o Marquês de Nisa, personagem principal do livro, para auxiliar a esquadra Inglesa comandada por Lorde Nelson.
Chegados aos Mediterrâneo, os portugueses vêm-se envolvidos em diversos acontecimentos militares como o cerco a Napoleão no Egipto, o bloqueio da ilha de Malta, várias acções contra os piratas do norte de África e a reconquista de Nápoles, episódio esse que será o clímax da acção.
Após estes acontecimentos no Mediterrâneo vem a segunda parte, que trata do destino das diversas personagens durante o resto das guerras Napoleónicas, a fuga da família real para o Brasil, a independência do mesmo, e o início da guerra civil em Portugal entre absolutistas e liberais.
Para além de toda esta parte de acção o livro também tem a parte humana, amor, intriga, traições, política, (principalmente a difícil relação entre Portugal e a Inglaterra), uma panóplia de situações, emoções e acontecimentos que fazem com que este livro seja de uma leitura agradável e envolvente.
De referir, que quase todas estas personagens existiram mesmo e que quase todos estes acontecimentos foram reais, o autor no fim do livro fez uma nota explicativa onde nos mostra o que é história e realidade e o que é ficção, temos também um glossário com os significados dos diversos nomes e expressões náuticas e de marinharia, que a maioria das pessoas não conhece.
O livro é muito interessante, bastante fácil de se ler, a acção é encadeada e coordenada o que torna este livro de rápida leitura, muito ao estilo da famosa saga "Master and Commander" de Patrick O'Brian, também passada na mesma época histórica.
Apenas penso que este livro tem temática para um pouco mais, mas sendo o primeiro livro de um autor que nada tem a ver com a vida literária até acho que está bastante aceitável, espero que o sr. Cmdt Jorge Moreira Silva continue com esta sua "aventura literária" e fico a aguardar o(s) próximo(s) livro(s).

Sem comentários: