segunda-feira, 10 de agosto de 2015

"As Crónicas Saxónicas" - Bernard Cornwell


Tal como já referi em posts anteriores, um dos meus géneros preferidos de leitura é o chamado "romance histórico" porque alia duas das coisas que eu mais gosto, a leitura e a Historia, disciplina pela qual eu sempre fui apaixonado.
Dentro dos "romances históricos" há vários géneros, uns mais "sérios" e fieis aos acontecimentos em si e outros que apesar de serem também rigorosos na parte "científica" em si, permitem-se a criar situações e ações, que apesar de serem fictícias, mostram-nos à mesma os acontecimentos e a vida da época retratada mas por outros olhos. 
Um dos autores que mais utiliza essa última técnica é o britânico Bernard Cornwell, autor que eu já falei aqui no blog, devido a outra saga escrita por ele "Sharpe", que retrata as aventuras do herói com esse nome na altura das guerras Napoleónicas, principalmente na chamada "Guerra Peninsular" passada em Portugal e Espanha.
"As Crónicas Saxónicas" são tal como as "Aventuras de Sharpe" centradas numa personagem "Uhtred de Bebbanburg" sendo ele próprio o narrador, que sendo já velho vai contando a história da sua vida numa espécie de "memórias"e tudo isso se passa na ilha Britânica do séc. IX e X.
Nestes séculos, ainda não existia o país "Inglaterra", e a ilha estava dividida por vários reinos, a Escócia, Northumbria, Gales, Anglia Oriental, Mércia e Wessex, sendo "Uhtred" originário da Northumbria, (reino saxão mais a norte antes da Escócia).
A saga inicia-se precisamente na Northumbria mais propriamente em Bebbanburg, região que pertence à família de Uhtred desde a vinda dos saxões para a ilha Britânica, aí Uhtred vê a invasão Dinamarquesa, perde o seu irmão mais velho e o pai na luta contra os invasores, sendo ele raptado e criado por uma família Dinamarquesa. A partir daí Uhtred vai crescendo com os invasores, primeiro como escravo mas depois como parte integrante da família, abandona o cristianismo e converte-se aos deuses nórdicos, até que um dia a família adotiva é traída e morta, apenas escapando ele e o filho mais velho que na altura encontrava-se nas lutas na Irlanda, mas que mais tarde regressará e fará parte da saga.
Aqui dá-se a viragem na história, Uhtred tem de fugir para sul e após várias aventuras chega à corte do rei Alfredo de Wessex (o reino mais a sul da ilha Britânica e também o mais poderoso) onde se torna seu guerreiro jurado e vai combater os Dinamarqueses, auxiliando o rei Alfredo no seu sonho de criar um país único na ilha Britânica.
Mas apesar de ser próximo do rei Alfredo, a vida não é fácil para Uhtred, principalmente sendo ele pagão num reino e época de cristianismo fervoroso, vai ter vários inimigos, sofrer com intrigas e mentiras sobre ele. Além disto tudo, aquando da morte de seu irmão e pai, o castelo e as possessões de "Bebbanburg" que seriam suas por direito são-lhes roubadas pelo seu tio, sendo o maior objetivo da sua vida recuperar "Bebbanburg".
Isto aqui descrito é apenas um resumo e introdução da saga, Cornwell até este momento já escreveu oito livros, todos eles com um crescendo cronológico, retratando através de Uhtred o início e evolução da construção do país "Inglaterra" por Alfredo e seus sucessores.
Os livros em si são muito bem escritos, pormenorizados nos usos e costumes da época, as partes de ação são muito boas, as batalhas bem descritas, as lutas, o armamento, etc., tal como já nos tinha habituado no "Sharpe", o que nos cola aos livros e nos faz querer ler todos de uma assentada (tal como eu fiz), sendo que o último livro saiu recentemente na Inglaterra e nos Estados Unidos e eu nem esperei pela versão traduzida, li-o logo em inglês...
Eu li esta saga numa versão digital, porque apesar de já ter visto à venda um ou dois livros desta saga editados em português pela editora Planeta, penso que não os há todos editados por cá, o que é uma pena, sei que a "Saída de Emergência" está a editar outros livros deste autor pode ser que estes também sejam editados por eles, sendo que... a BBC está a fazer uma série de TV (ao género da "Guerra dos Tronos") desta saga que irá estrear em outubro, pode ser que sirva de incentivo...
A ordem dos livros para que esteja interessado em ler é esta:

- O Último Reino
- O Cavaleiro da Morte
- Os Senhores do Norte
- A Canção da Espada
- Terra em Chamas
- Morte dos Reis
- O Guerreiro Pagão
- The Empty Throne (ainda sem título em português)

Eu adorei esta saga, tem ação q.b., história, intriga, mistério, tudo o que é necessário para ser uma leitura que nos dá prazer e satisfação sem entrar em enredos muito complicados e desnecessários, aconselho. 

Sem comentários: