domingo, 19 de junho de 2011

Ultramarina - Malcolm Lowry


Malcolm Lowry, foi outro dos "escritores malditos", teve uma vida muito conturbada, com muitos problemas devido ao alcoolismo e apenas publicou em vida dois livros publicados, primeiro este "Ultramarina" e depois o livro pelo qual é mais conhecido "Debaixo do Vulcão". 
Lowry para além do álcool, teve outra grande paixão na sua vida, as viagens e após terminar a escola e antes de ingressar na universidade, Lowry convence o pai a deixá-lo embarcar durante um ano num navio mercante como moço de convés e criado e nele faz várias viagens ao extremo oriente, (China, Japão) e vai tirando muitas notas e apontamentos que mais tarde irão dar forma a este seu primeiro romance "Ultramarina".
"Ultramarina" é na sua essência um romance auto-biográfico, nele Lowry recria-se na personagem de Dana Hilliot, um jovem de dezoito anos que tal como ele embarca num navio mercante, o "Oedipus Tyrannus", numa espécie de viagem iniciática e de passagem à idade adulta.
Hilliot não tem vida fácil no navio, é constantemente repreendido pelos mais velhos, atrasa-se no trabalho, mas nunca desiste e faz tudo por tudo para ganhar a simpatia dos restantes tripulantes, mas principalmente do cozinheiro Andy que lhe é particularmente antipático porque acha que ele está a tirar o lugar a algum "rapaz bom" que merecia mais que ele estar no navio.
Lowry ao longo do livro vai contando as peripécias de Dana durante a viagem e durante as escalas, onde ele é gozado pelos outros tripulantes por não ir a terra divertir-se com medo de trair a namorada que deixou em Inglaterra.
Este livro para além de ser um livro de viagens, bem ao estilo de Conrad ou Kipling (autores que Lowry leu durante a sua juventude), é também como atrás disse uma viagem iniciática, onde o jovem se torna num Homem e é também uma lição de vida, onde Dana Hilliot (que tal como Lowry é oriundo de classes sociais mais altas), conhece e tem de lidar com diferentes pessoas, situações e culturas totalmente diferentes do que ele conhecia, contribuindo para a sua formação de vida para ser um adulto responsável.
Gostei bastante deste livro, lê-se muito bem e esta edição que li pertence à colecção "Não Nobel" que está a ser lançada pelo jornal "Público".

Sem comentários: