quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Compreender a Globalização - O Lexus e a Oliveira" - Thomas L. Friedman


"Compreender a Globalização - O Lexus e a Oliveira" é um daqueles livros que todos nós devíamos ler.
Thomas L. Friedman grande jornalista do New York Times, foi durante muitos anos correspondente em vários países e isso permitiu-lhe observar "em primeira mão" todos os acontecimentos e conhecer os mais importantes intervenientes no advento da globalização e a respectiva transformação socio-económica que daí adveio.
Com uma linguagem bastante simples, sem termos técnicos, mas sem descurar nos pormenores Thomas L. Friedman mostra-nos ao longo de cerca de 500 páginas e num periodo de cerca de dez anos, que vão desde a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria até ao ano 2000, uma série de acontecimentos, políticas e transformações que se deram no mundo e o tornaram no que é hoje.
Neste livro abordam-se temas como o da economia, fala dos grandes bancos, das grandes financeiras, da forma como o dinheiro e o mercado se tornaram tão liberais e a especulação tão terrível que conseguiu derrubar governos e sistemas políticos com as crises económicas como por exemplo o da Indonésia.
Fala também do advento da informática, que permitiu que a comunicação se tornasse mais rápida, e principalmente o grande desenvolvimento da internet, pedra fulcral no sistema da globalização, visto que trouxe a mobilidade, velocidade e facilidade necessária a todas as formas de comércio para vencer nesta época de grande competividade.
Com a globalização veio também o mercado global, as grandes empresas que abrem e fecham sucursais em vários países conforme as condições de mercado e de produtividade e que absorvem as pequenas empresas que não lhes conseguem fazer frente e a influencia que essas mesmas grandes empresas têm nas políticas internas desses mesmos países.
Aborda também problemas como a ecologia e a forma como a globalização e principalmente a americanização se tem vindo a introduzir na sociedade e cultura ocidental, destruindo lentamente costumes e formas de cultura de outros países.
Apesar de já ter sido escrito há dez anos, ainda antes do 11 de Setembro de 2001 que veio mudar também muita coisa, este livro continua actual, principalmente porque atravessamos uma crise muito grave e este livro mostra-nos algumas das razões que contribuiram para isso e também qual o papel de vários intervenientes, como por exemplo os grandes bancos e fundos de investimento que especularam com dinheiro que não existia, as infames agencias de rating e as más políticas económicas de vários países.
Um livro de facto muito interessante e instrutivo, aconselho. 

Sem comentários: