domingo, 11 de outubro de 2009

A Morte de Bunny Munro - Nick Cave



Terminei recentemente de ler este livro e adorei-o!
Nick Cave com este livro prova que não é apenas um escritor de canções mas que tem também a qualidade e o talento para escrever bons livros.
A história de A Morte de Bunny Munro é fenomenal, mostra como um homem cuja vida lhe corre sem quaisquer problemas, pode de repente entrar numa espiral de decadência e perder toda a sua confiança e auto-domínio caindo quase na loucura. Este livro é igualmente como um "On The Road", sendo passado na maior parte do tempo entre viagens de carro e quartos de hotéis.
Bunny Munro, vendedor ambulante de produtos de beleza de mulheres, é um homem com boa aparência, bem sucedido, casado e com um filho, mas com uma sexualidade muito activa, exagerada mesmo, não consegue viver sem sexo, e com isso faz sexo com qualquer mulher que pode, (mesmo que tenha de usar métodos duvidosos) e quando não tem mulher, recorre frequentemente à masturbação.
Após o suicídio de sua mulher, provocado por causa de uma depressão devido às suas infidelidades e taras sexuais, Bunny vê-se sozinho juntamente com o seu filho de 8 anos.
Incapaz de resolver esta nova situação na sua vida, e sem o apoio dos avós do filho, resolve ir com o ele numa viagem de trabalho e iniciação. Viagem essa em que Bunny aos poucos e poucos vai passando por diversos acontecimentos e situações que lhe vão destruindo a sua confiança e bem estar, entrando com isso numa espiral de decadência total e quase loucura culminando com a sua morte.
As personagens são fantásticas, sendo que a de Bunny Jr. de uma sensibilidade extrema, com uma inteligência fora de série para um miudo de 8 anos e com um amor incondicional pelo pai, sendo ele a unica coisa que impede Bunny (pai) de cair totalmente na loucura.
A linguagem do livro é um pouco "dura" e "pornográfica", mas não caindo na ordinarice, mas é essa mesma linguagem um dos pontos que torna este livro tão bom e que sem ela não iria fazer sentido nenhum, li o livro em apenas dois dias de tão cativante que era.
Recomendo-o a todos.
Pipas
P.S. Depois de ler este livro acho que nunca mais vou ver a Kylie Minogue e a Avril Lavigne da mesma forma que via antes... LoL

3 comentários:

J. Maldonado disse...

Tendo em conta a tua assertiva crítica literária, esse livro irá já entrar para a minha lista.
O NC é um gajo genial!

susemad disse...

Tenho lido boas opiniões sobre este livro e esta é mais uma! :)
Tenho uma certa curiosidade no livro, pois aprecio a música de Nick Cave.
Boas leituras!

Ginger disse...

Uau... Óptimo! Estava na dúvida se havia de comprar ou não.
Já estive com ele nas mãos uma data de vezes mas sem saber se havia de comprar um livro de um autor só porque adoro a música dele...

*