quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Inês de Portugal - João Aguiar


Boas, continuando "numa" de romances históricos, ontem peguei e li de uma "enfiada" um pequeno grande livro de João Aguiar que é este "Inês de Portugal".
Como de certeza já se aperceberam este livro trata dessa grande história de amor proibido entre o rei D. Pedro I e a aia de sua esposa, a Inês de Castro, que tanta tinta já fez correr na literatura Portuguesa desde Camões a António Ferreira.
Este história, inicialmente concebida como argumento/guião para o filme com o mesmo nome, foi adaptado e publicado como livro.
A acção do mesmo começa algum tempo após a morte de Inês, com a chegada como prisioneiros de dois dos culpabilizados pela morte dela, Álvaro Gonçalves e Pero Coelho. Partindo daqui, a trama desenrola-se em saltos temporais, sendo contada através da figura de Álvaro Pais, conselheiro do Rei, toda a história passada e presente, desde o início do amor de Pedro por Inês, à guerra com seu pai devido à morte de Inês e por fim ao castigo dos assassinos de Inês e respectiva quebra ao juramento que tinha feito a sua mãe.
O livro é pequeno, tem pouco mais de 100 páginas (li a edição da BisLeya), mas é bastante empolgante, uma história que nos prende do princípio ao fim, com bastante rigor histórico, algumas intrigas palacianas à mistura e com uma nota do autor no final onde ele explica o que é verídico e o que é ficcionado.
Gostei bastante.
Fiquem bem
Pipas

1 comentário:

horticasa disse...

Aqui está um livro bom!!
Já o li há uns anos mas lembro que adorei, alias adoro o João Aguiar, tens que ler "A encomendação das almas" também dele, beijinho Eugénia