sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A Montanha da Alma - Gao Xingjian


Olá amigos(as), eu sei que há muito não vinha aqui, mas como já disse em outros posts e no Pipasblog, a minha vida pessoal e profissional de momento não me permite vir até aqui com a regularidade desejada.
Apesar destes inconvenientes pessoais, não deixei de ler evidentemente e como prova disso, hoje venho fazer um post sobre um livro lindo que li à pouco tempo.
O livro em questão chama-se "A Montanha da Alma" e é do escritor Chinês Gao Xingjian.
Gao Xingjian, para além de escritor é também um excelente pintor, dramaturgo e filósofo, um dos maiores pensadores Chineses da actualidade, que venceu o prémio Nobel da literatura no ano 2000.
Gao infelizmente foi reprimido pelo regime comunista chinês, sendo inclusivé preso e enviado para um campo de re-educação durante a "Revolução Cultural" chinesa.
Na década de 60 vem para a Europa e em 1997 assume a cidadania Francesa.
Este livro propriamente dito, descreve uma viagem à China profunda, onde o autor explora de forma metafísica, filosófica e ao mesmo tempo real a vida e quotidiano do povo Chinês.
Partindo do ponto de um encontro entre um Homem e uma Mulher, e a sua busca por uma "Montanha da Alma", perdida algures numa remota região da China, Gao dá a conhecer através de um conjunto de pequenas estórias que se unem entre si e tendo os personagens principais como intervenientes, a História da China, os seus costumes, a sua política, religião e superestições, dando com isso também um carácter de fantástico ao livro.
A Montanha da Alma, convida também à introspecção, a pensar no futuro e no passado e a tentar perceber o que é a vida e para o que ela serve.
É um livro muito interessante, com um enredo onde por vezes o misticismo se envolve com o real, criando uma aura de mistério, mas fabuloso de se ler.
Espero que gostem!
Pipas

4 comentários:

Brown Eyes disse...

Aguçaste-me o apetite. Vou ler esse livro.

BE

A indecisa disse...

Várias vezes peguei nele mas ainda não consegui passar das 1ª paginas... parece-me delicioso mas é muito descritivo.... hei-de chegar lá

Anónimo disse...

olá,

Estou interessado neste livro. Onde posso encontrar este livro à venda? podem me ajudar? já procurei em vários sítios e não consigo encontrar. :-)

Obrigado,
Fernando Trigo
Email: fjmtrigo@gmail.com

Policarpo Pinto disse...

Não é um livro fácil, porém, muito interessante e refere-se a um período negro da cultura oficial maoista e era um dos meus livros das viagens até o ter perdido, talvez o tenha deixado num avião, no porta revistas. Tenho de o re-encontrar. Uma boa leitura.