segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Edgar Alan Poe - 200 anos


Faz hoje 200 anos que nasceu esse grande génio literário tão incompreendido que foi Edgar Alan Poe.
Edgar Alan Poe, nasceu em Baltimore nos Estados Unidos e teve uma vida curta e conturbada.
Foi um precursor da literatura fantástica, terror e policial, foi igualmente um grande poeta.
Da sua obra podemos destacar "Os Contos Extraordinários", um conjunto de vários contos de cariz fantástica e sobrenatural, "Os Crimes da Rua Morgue", um policial bem elaborado e a "Narrativa Extraordinária de Gordon Pym", uma mistura de literatura de viagens e aventura com o sobrenatural.
Na poesia podemos destacar esse grande poema que é "O Corvo", que foi traduzido para português pela grande mestre Fernando Pessoa.
Alan Poe durante a vida, nunca foi considerado como um grande escritor, viveu sempre em dificuldades e entregou-se ao alcoolismo.
Tal como nos seus livros, até a sua morte está envolta em mistério, foi encontrado na rua, meio louco após um desaparecimento de vários dias, morrendo pouco depois de doença.
Apesar da sua controversa vida, Alan Poe foi um grande escritor que ainda hoje nos delicia com as suas histórias fantásticas, sendo um dos primeiros grandes autores dos Estados Unidos.

7 comentários:

Isabel disse...

Gostei muito de um conto que li dele: The Fall of the House of Usher. É um clássico do gótico americano e até foi leitura obrigatória numa cadeira da faculdade que eu adorei Literatura e Cultura Norte-Americanas.

Adelaide disse...

como gostas de Poe e Borges, lembra-me de te emprestar um pequeno livro chamado Os Orangotangos de Borges, do Luís Fernando Veríssimo. Jitos

arco-íris negro disse...

E o que adoro este senhor...

tonsdeazul disse...

A edição de contos de Edgar Allan Poe que tenho em casa intitula-se "Histórias Extraordinárias". E dos três contos que li, gostei especialmente d'«A queda da casa de Usher».

JCD disse...

Apetece repetir mil e uma vez: bom gosto________________

tens______________


sim «««

Diana disse...

estudei edgar allan poe o ano passado na faculdade e gostei imenso. tive oportunidade de aprofundar o poema The Raven e o conto The Pit and The Pendulum. Para os interessados vai haver uma série de eventos organizados pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa a propósito do bicentenário de Poe. Quem quiser mais informações, pode consultar este site http://www.fl.ul.pt/poe_gothic_creativity/coloquio.htm

CatarinaGarcia disse...

É pena já não teres oportunidade de escrever no blog.
As tuas recomendações e resumos são sempre um prazer a ler.