E pronto... mais uma vez a academia Sueca atribuiu o Nobel a um escritor, neste caso uma escritora que eu desconhecia totalmente...
Svetlana Alexievich, Bielorrussa escritora e jornalista é a vencedora do prémio este ano, e esta é a justificação do comité para a atribuição do Nobel:
"Sara Danius, secretária permanente da Academia (a ensaísta sueca sucedeu a Peter Englund em Junho e tornou-se a primeira mulher a exercer o cargo), destacou a “obra polifónica” de Alexievich, que descreveu como “um memorial ao sofrimento e à coragem na nossa época". A escritora bielorrussa inventou “um novo género literário”, disse ainda Danius, considerando que a premiada faz a fusão entre literatura e jornalismo e “criou uma história das emoções, uma história da alma”."
Sei que existe um livro dela publicado em Portugal pela Porto Editora - "O Fim do Homem Soviético – Um Tempo de Desencanto" e que a nova editora "Elsinore" irá publicar outro durante o ano que vem.
Mais uma vez, os eternos candidatos como o nosso António Lobo Antunes, foram preteridos.
Mais informações sobre esta atribuição do prémio Nobel da literatura deste ano, aqui.
Pois... também desconhecia, é verdade que também gosto que os meus preferidos ganhem, aconteceu com a minha conterrânea de nascimento Alice Munro, com Llosa ou quando o meu compatriota Saramago ganharam, contudo também gosto de descobrir novos mundos e este caso penso que pode abrir uma porta para uma sala a explorar.
ResponderEliminarnão li nada dela. aqui no brasil não há um único livro traduzido e editado. agora as editoras passam a disputá-los. foi o mesmo com as duas recentes ganhadoras do nobel. beijos, pedrita
ResponderEliminar